Destaque Crítico

Crtítica: Só toca top

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Crítica: Avenida Brasil







Dos tempos de novelas boas, Avenida Brasil, fenômeno em 2012,marcou um era das novelas inesquecíveis recheado de textos incríveis, atuações, trilha sonora. Avenida Brasil é escrita pelo autor João Emanuel Carneiro, o mesmo de "Da Cor do Pecado", "Cobras e Lagartos", "A Favorita"  e "A Regra do Jogo". JEC é reconhecido por seus textos vivos e personagens densos e cheio de camadas, depois de apresentado um pouco o autor e suas novelas, vamos as analises.



Avenida Brasil tem um enredo simples porem forte, quando Rita desafia sua madrasta Carminha e descobre que ela está roubando o dinheiro de seu pai Genésio, , Carminha e seu amante Max jogam a menina no lixão como forma de punição por tentar arruinar seus planos. Depois de alguns anos Rita  conhece  e se apaixonando por Batata, mais tarde Rita é adotada por pais argentinos e muda seu nome para Nina e volta ao Brasil com um unico objetivo, salvar a família de Tufão e vingar Carminha de mais um golpe.

Nucleos: A novela também tinha vários núcleos , como o Cadinho e suas três esposas Noemia, Alexia e Vêronica, que faziam parte  cômica, do outro lado a Família Tufão, com Ivana, Muricy, Leleco. O nucleo do lixão por Mãe Lucinda e Nilo fizeram um importante arco com toda história. O nucleo do salão de Monalisa, Olenca . Um outro nucelo que trouxe um humor para a trama foi o de Suelen, a musa piriguete, com uma relação entre Roni e Leandro. Vale ressaltar do núcleo de Nina e Jorginho e sua saga para ficarem juntos, a relação de Jorginho com sua ex Débora. O drama de Monalisa e Tufão antes das armações de Carminha.A novela foi completa em elenco, não teve um núcléo que não fosse memorável e desse gosto de lembrar






Trilha sonora: A trilha sonora foi marcante, tanto a nacional e internacional, marcada por Infiltrado de Bajafondo, marcando o tema de Carminha, "Reza" marcando o tema de Kadinho e suas três mulheres, "Depois' de Nina e Jorginho, "Hot Dog" com o tema marcante do baile charme, "Meu Lugar" com praticamente a história da trama e da Avenida Brasil e o "Vem com tudo" maracando o Iô,iô, iô, o tema de abertura que captou em gênero, numero e grau, o que de fato era novela.





Momentos Marcantes: A novela foi marcada por um momento marcante, um atras do outro, não da pra esquecer de Nina desafiando Carminha na primeira fase,o falso sequestro de Carminha, Carminha descobrindo que Nina é Rita, vingança de Nina fazendo a madrasta de empregada e ainda gritando "Me serve vadiaaaaaaaa, Carminha sendo desmascarada pela família Tufão, Carminha perdoando Nina, Jorginho descobrindo sobre Nina













Vilões: Max e Carminha, os dois tacaram o terror durante a novela, mas quem se destacou mesmo foi Adriana Esteves com a megera Carminha, com trejeitos, bordões e muita maldade, a vilã se tornou popular, todos amamos odiar essa mulher, fingindo ser boa exemplo para o pessoal do divino, mas colocou o amante em casa para casar com a irmã de Tufão, para poder levar todo o seu dinheiro, suas maldades eram muitas, como enterrar Nina viva, jogar Rita no Tufão, fingir suicídio
para Tufão para fazer o homem se apaixonar,





Atuações: O elenco todo está de parabéns, mas tiramos o chapéu e admiramos o duelo de titãs, entre Nina e Carminha, Débora Falabella e Adriana Esteves, deram um show de atuação, João Emanuel Carneiro acertou em construir personagens tão dúbias com motivações tão questionáveis.



Estilo de série: A novela tinha um ar de série americana, bons desenvolvimentos, estilizado, com ritimo e o melhor fechava cada capítulo com um congelamento de deixar qualquer um de queixo caido, tanto é que isso virou até comum de um tempo pra cá, a conclusão de cada capítulo.




Temática: O autor também trouxe temas relevantes em uma história densa e pesada, o passado no lixão, uma golpista e uma menina que quer mostrar a verdade a seu pai sobre sua madrasta, JEC trouxe com muita sabedoria , até que ponto a mocinha se torna vilã? E a vilã como mocinha? Até que ponto a justiça deve ser feito pela próprias mãos ou deve ser apelado a autoridades?





Avenida Brasil se tornou uma das melhores novelas da era, ainda por cima, deve um programa exclusivo do Globo Repórter e em seu ultimo capítulo teve até bolão "de quem matou Max", ruas, lojas, bares e todos os lugares pararam para assistir o fim dessa novela que foi pra lá de épica e você o que lembra dessa novela, deixe aqui nos comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário